A Carreta Novartis esteve na última sexta-feira, 19/09 na cidade de Sta Terezinha-PB com o trabalha de prevenção à hanseníase. Em parceria com a secretaria de saúde do município a carreta atendeu a população durante todo o dia e além de detectar alguns casos, distribuiu medicamentos com os pacientes.

A Carreta de Saúde promove a detecção e o tratamento da hanseníase desde 2009. Patrocinado pela Novartis, o caminhão itinerante possui cinco consultórios e um laboratório para o diagnóstico da doença e distribuição dos remédios. Com o apoio do Ministério da Saúde, a iniciativa da Novartis já diagnosticou mais de 2.000 casos em 162 cidades brasileiras.

De acordo com o Ministério da Saúde, nos últimos 10 anos houve redução de 65% na taxa de prevalência de hanseníase passando de 4,33, em 2002, para 1,51 por 10 mil habitantes, em 2012. Entretanto, a doença ainda é endêmica no país.Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o segundo no ranking de incidência da hanseníase no mundo, com quase 34 mil pacientes, representando 15,4% de todo o planeta.

A iniciativa reforça a missão da Novartis em colaborar com a campanha “Hanseníase Tem Cura” do Ministério da Saúde para combater a doença no Brasil, por meio de ações educativas, além do diagnóstico e tratamento. No ano passado, o caminhão itinerante passou por mais de 31 cidades nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Mato Grosso e Bahia.

Para tratar a doença, a Novartis fornece a poliquimioterapia (PQT) há mais de uma década, via Organização Mundial da Saúde (OMS). A PQT está disponível gratuitamente em toda a rede pública do Brasil e, além de curar a hanseníase, interrompe sua transmissão e previne as deformidades. Desde 2000, foram doadas pela Novartis mais de 4 milhões de unidades e 600 mil pacientes foram curados no país. Globalmente, a Novartis já investiu mais de US$ 80 milhões em ações de combate à hanseníase.

Para o presidente da Novartis Brasil, Adib Jacob, “uma das filosofias da empresa é a responsabilidade social e, por isso, sempre estivemos comprometidos com a eliminação da hanseníase em todo o mundo”, afirmou. Adib acredita que a Carreta fortalece o esforço da Novartis, que trabalha em conjunto com os setores públicos de saúde na eliminação da doença.


As próximas cidades a serem visitadas são:
Dia 20- Emas
Dia 21- Ygaraci
Dia 22- Conceição
Dia 23- Coremas
Dia 24- Itaporanga
Dia 25- Boa Ventura
Dia 26- Boa Ventura
Dia 27- Ibiara
Dia 28- Santana de Mangueira
Dia 29- São José de Caiana
Dia 30- Serra Grande
Dia 01/10- Bonito de Sta Fé
Dia 02/10- Aguiar
Dia 03/10- Nazarezinho
Dia 04 e 5/10- Cajazeiras
Dia 06- Princesa Isabel
Em Seguida a carreta se desloca para o estado do Piauí , Minas Gerais e Paraná.

por Marcelo Negreiros