Com o objetivo de minimizar as ocorrências e agravos à saúde humana e animal, a Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria de Meio Ambiente, vem reafirmando a parceria com a Associação Patoense de Proteção aos Animais (APPA). A ação visa contribuir para o controle da população de animais domésticos abandonados e procura harmonizar a relação entre os cidadãos, animais e meio ambiente.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Wandecy Medeiros, a Prefeitura tem destinado à APPA uma subvenção para viabilizar a compra de ração e medicamentos para esses animais, além de doar um veículo totalmente adaptado e equipado para realização de procedimentos cirúrgicos dos animais que estão soltos pelas ruas da cidade.

“Essa parceria foi importante para as instituições. A subvenção é destinada mensalmente para a compra de ração e medicamentos dos animais recolhidos. Com relação ao veículo, ele já foi adaptado para realizar procedimentos cirúrgicos. No primeiro momento ele irá realizar quatro castrações por semana, de gatos e cachorros. Desta forma iremos evitar a superpopulação de animais nas ruas de Patos”, disse.

O secretário lembrou, ainda, de outras ações realizadas pela Prefeitura a partir desta parceria.

“Além desses benefícios o município também forneceu à APPA um terreno localizado nas proximidades do loteamento Bairro dos Estados, onde será construída a sede da Associação, que servirá de abrigo e também realizará procedimentos pós-operatórios. Assim, a APPA terá um espaço maior e mais adequado para atender a demanda de animais acolhidos”, ressaltou.

Wandecy Medeiros acrescentou que o Município também disponibilizou um espaço para que a APPA utilize temporariamente, até que a sede seja construída. O espaço está localizado próximo ao Viveiro Municipal, no Alto da Tubiba. 

Campanha de Adoção

A Prefeitura de Patos através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente lançou em agosto a campanha “Adote um Animal”, junto com a Associação Patoense de Proteção Animal (APPA), que incentiva a adoção de cães e gatos abandonados. Atualmente, a APPA abriga 177 animais e todos estão disponíveis para adoção.

“Para que a gente possa cuidar cada vez mais dos animais de estimação, a gente precisa intensificar essa campanha de adoção, fazendo com que a sociedade abrace a causa. Por isso, deve ser uma atitude bem pensada. Eles exigem cuidados e atenção”, declara o secretário de Meio Ambiente, Wandecy Medeiros.

O secretário fala ainda sobre a campanha da “Posse Responsável” que está sendo lançada junto com a campanha de adoção.

“Não adianta apenas adotar um animal, é preciso criar com responsabilidade, oferecer alimentação adequada, saúde, higiene, abrigo e passeio. Tudo isso inclui na posse responsável”, afirmou.

Para adotar um animal de estimação o interessado deve entrar em contato através dos telefones; (83) 9673.8451ou (83) 96645795, ou faça uma visita a APPA, que está localizado na BR 230, Bairro Jardim Santa Cecília, próximo ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Fonte: Ascom/PMP