A Organização Mundial de Saúde (OMS) já alertou diversas vezes que as máscaras devem ser usadas por profissionais de saúde e indivíduos com sintomas respiratórios, como febre e tosse. Quem está dentro do grupo que deve utilizar o item, precisa conhecer algumas orientações sobre como colocar, usar, tirar e descartar a máscara.


Publicidade

* Antes de tocar na máscara, limpe as mãos com um sabonete à base de álcool ou água e sabão.

* Pegue a máscara e verifique se há rasgos ou buracos.


* Oriente qual lado é o lado superior (onde está a tira de metal). Verifique se o lado correto da máscara está voltado para fora (o lado colorido).

* Coloque a máscara no seu rosto.

* Aperte a tira de metal ou a borda rígida da máscara para que ela se adapte ao formato do seu nariz. Puxe a parte inferior da máscara para cobrir sua boca e seu queixo.

* Após o uso, retire a máscara; remova as presilhas elásticas por trás das orelhas, mantendo a máscara afastada do rosto e das roupas, para evitar tocar nas superfícies potencialmente contaminadas da máscara.

* Descarte a máscara em uma lixeira fechada imediatamente após o uso.

* Execute a higiene das mãos depois de tocar ou descartar a máscara – esfregue as mãos à base de álcool ou, se estiver visivelmente sujo, lave as mãos com água e sabão.


Com informações de Metrojornal