Mais da metade dos infectados do Covid-19 adquirem de assintomáticos

Pesquisa irlandesa observou que a contaminação ocorre, em média, 3 dias antes do início dos sintomas e 2 após os primeiros sinais da doença


Publicidade


A conclusão, publicado no site MedRxiv, veio após a análise de 17 estudos realizados com grupos de pacientes de Wuhan, Hong Kong, Cingapura e Itália.

Os pesquisadores observaram que o período médio de incubação do vírus – tempo entre a contaminação e o início dos sintomas – é de 5,8 dias. Nesse prazo, mesmo sem os primeiros sintomas, já é possível transmiti-lo para terceiros.


A explicação é que a janela de contaminação mais comum ocorre entre o terceiro dia antes do início dos sintomas e dois após os primeiros sinais da doença. A partir desses dados, os cientistas estimaram quantas pessoas podem ter sido infectadas por esse meio.



Ao jornal The Sun, a equipe disse que essa transmissão sozinha pode causar a propagação incontrolável do vírus e sustentar uma epidemia própria. Os pesquisadores defendem a realização de testes em larga escala para a identificação de novos casos e a adoção de medidas eficientes de quarentena.

Com informações de Metrópoles