Vídeo campanha MPF Contra covid-19

Produção audiovisual é resultado de parceria entre MPF, MP/PB, DPU e Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares

Começou a ser divulgado na quinta-feira (14) o primeiro de uma série de vídeos socioeducativos para enfrentamento do coronavírus. A produção audiovisual, inicialmente destinada à população em vulnerabilidade social na Paraíba, é fruto de parceria entre Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MP/PB), Defensoria Pública da União (DPU) e Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares (RNMMP). A ação conta com o apoio do movimento social Periferia Viva e da campanha Quarentena com Direitos, do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadores por Direitos, que ajudarão a divulgar a série de vídeos educativos entre as comunidades no estado. O vídeo também está disponível no canal do MPF/PB no Youtube.

Tendo em vista as dificuldades que a população vulnerável enfrenta no acesso à informação sobre as práticas de higiene, em como identificar os sintomas da doença e o que fazer diante de uma situação de covid-19, os vídeos ajudam com orientações de profissionais qualificados sobre as melhores medidas de prevenção. No primeiro vídeo, o médico da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares, Arthur Vizzotto Zolin, explica alguns dos principais questionamentos em relação ao coronavírus em linguagem popular acessível.

A produção de vídeos foi uma das medidas estabelecidas com médicas e médicos que voluntariamente procuraram a rede de proteção social na Paraíba, articulada para mitigar os efeitos da pandemia sobre a população vulnerável, e se ofereceram para prestar atendimento técnico às parcelas mais fragilizadas da população no estado.

Disque coronavírus - Como parte da parceria, o Ministério Público Federal assumiu a incumbência de divulgar os telefones de apoio à população para atendimento pré-clínico (telemedicina), por meio dos quais é possível relatar a um profissional de saúde sintomas suspeitos da covid-19 ou tirar dúvidas sobre o coronavírus: Disque Coronavírus (83) 3218-9214, em João Pessoa, com atendimento 24 horas; e os números (83) 99146-9790 e (83) 3211 9120 para as demais cidades no estado. A divulgação dos números ocorre através de card para Whatsapp e conta com o apoio do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos para alcançar todas as comunidades.

Assista ao vídeo no Youtube:



Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República na Paraíba