Globo News faz mea culpa sobre acismo

Em Pauta abriu espaço para relatos e comentários de jornalistas negros do Grupo Globo

O canal GloboNews fez um mea culpa em sua edição de ontem à noite (03) do Em Pauta. No dia anterior, o programa do canal de notícias do Grupo Globo havia levado ao ar um debate sobre racismo apenas com um apresentador e comentaristas brancos.



Após esse tuíte circular, sendo exibido inclusive na abertura do Em Pauta de ontem, o telejornal do canal levou ao ar uma edição do programa apenas com apresentador e comentaristas negras. Compuseram a equipe dessa edição os jornalistas Heraldo Pereira, Zileide Silva, Flávia Oliveira, Maju Coutinho, Aline Midlej e Lilian Ribeiro.

O programa especial foi recheado de depoimentos pessoais dos jornalistas que relataram a dificuldade em ocupar os espaços onde hoje se encontram. Todos eles foram unânimes em dizer que a educação e o sacrifício de suas famílias foram fundamentais para que elas pudessem construir suas carreiras. 

Meritocracia e racismo

Maju Coutinho apontou para o fato de que a meritocracia não existe. Ela ressaltou que as desigualdades de acesso ao mercado de trabalho já se dão quando uma empresa, ao recrutar estagiários, apresenta um grau de exigência, por exemplo, em relação a idiomas, que deixa de fora várias pessoas, em sua maioria, negras.

A jornalista Aline Midlej, que apresenta o Edição das 10, junto com Lilian Ribeiro, disse que é fundamental falar todos os dias que o racismo existe e é um problema que precisa ser encarado por todos. Foi uma edição histórica em um país onde o racismo é um problema que mata cotidianamente.

Entretanto, vale o alerta feito por Maju Coutinho no final. Após agradecer a oportunidade, ela disse esperar que elas não fiquem presas à uma segunda escravidão, que é serem chamadas apenas para falar sobre racismo.

As críticas parecem ter sido ouvidas, ainda que não na medida desejada e necessária. A partir de ontem, Flávia Oliveira e Zileide Silva foram integradas à equipe de comentaristas do Em Pauta.

Com informações de Ultrapop