Atalhos para aproveitar melhor o Youtube

2020 é um ano importante para o Youtube. Em fevereiro, esse que se tornou o principal site de compartilhamento de vídeos do mundo ,completou 15 anos, e está cada vez mais consolidado como a verdadeira “TV da web”.

Assim como o controle remoto facilita a nossa interação com o televisor e acesso aos canais, sejam eles da TV aberta ou TV fechada, no computador as teclas de atalho tornam a navegação e gerenciamento de alguns recursos de sites e softwares muito mais fáceis. É por isso que resolvemos separar uma lista de atalhos para que você possa aproveitar ainda melhor os vídeos no Youtube.

⇒ TAB, a tecla “mestre”

Com o TAB do teclado você pode percorrer por todas as funções do player do Youtube. Ao invés de recorrer ao mouse para a navegação, a tecla TAB a cada toque irá passando por todas as possibilidades da janela em que o vídeo está sendo reproduzido.

Faça um teste, abra um vídeo. Pressione o TAB uma vez, repare que a barra de progresso do vídeo ficou selecionada, se em seguida você começar a pressionar a seta do teclado para a direita o vídeo irá avançar. Com a seta esquerda o processo inverso entra em ação.

A seleção em volta da função do player do Youtube é o seu indicativo para saber em que ponto o seu toque no TAB te levou. Você poderá passar pelo play/pause, próximo vídeo, botão de tela cheia, e até mesmo cair nas funções que ajudam os seus canais favoritos, o like e a inscrição.


⇒ K e barra de espaço: play/pause

Para pausar ou retomar a reprodução do video rapidamente você pode acionar a leta K no teclado ou a barra de espaço.

⇒ J e L: voltar ou adiantar 10 segundos do vídeo

Comece a brincar com a reprodução do vídeo através das teclas J e L. A tecla J volta 10 segundos do vídeo, enquanto a tecla L avança 10 segundos.  Para uma passagem na reprodução mais curta você pode recorrer utilizar as setas do teclado. A seta para a esquerda rebobina o vídeo em 5 segundos e a seta para a direita avança o vídeo em 5 segundos.

⇒ Utilize números para cair em pontos específicos da linha do tempo

Ao utilizar números você consegue aprimorar ainda mais a chegada em pontos específicos da linha de reprodução do vídeo. Por exemplo, se você pressionar o número 1 será direcionado automaticamente para 10% da linha do tempo do vídeo. Pressione o 5 para cair direto na metade do vídeo, e assim vai.

⇒ 0 (zero) para reiniciar o vídeo

Quer reiniciar a reprodução do vídeo que você está assistindo, independente do ponto que ele esteja? Basta que você pressione a tecla 0 (zero).

⇒ Setas para aumentar ou diminuir o volume

Ao pressionar a seta pra cima você aumenta o volume, a seta para baixo diminui o volume. As variações são sempre de 5%. Se o seu vídeo está com o volume máximo, 100%, ao pressionar a seta para baixo uma vez ele cairá para 95%.

⇒ Utilize . (ponto)e , (vírgula) para encontrar o frame de um vídeo

Com o . (ponto) e , (vírgula) você consegue, com o vídeo pausado, avançar de forma gradual, frame a frame pelo vídeo. É uma forma de você encontrar algum ponto específico do vídeo que está assistindo.

⇒ C para ativar Legendas e + para alterar o tamanho da fonte

Pressione a tecla C para ativar as legendas do vídeo. Com a tecla + você altera o tamanho da fonte.

⇒ Vá de F para a tela cheia e Esc para o modo janela

Pressione a tecla F para ativar o modo fullscreen, tela cheia, e a tela Esc para retornar ao modo janela.

⇒ Velocidade de reprodução

Pressione Shift+> para aumentar a velocidade do vídeo em 0.25x (2.0x é o máximo). Com o Shift+< acontece o inverso, redução na velocidade em 0.25x (2.0x é o máximo).

⇒ Shift+N e vá direto para o próximo vídeo

Com a combinação Shift+N você vai direto para o próximo vídeo. Caso você esteja em uma playlist, ao pressionar Shift+P é direcionado para o vídeo anterior.

Com informações de Hardware