Foto: G1

No dia de ontem, terça-feira (26), o Navio-Patrulha Oceânico Apa, da Marinha do Brasil, atracou em Barbacena, no Pará, com um tanque de 54 toneladas, que será envasado com 90 mil m3 de oxigênio líquido para abastecer hospitais na cidade de Manaus-AM.

O município enfrenta colapso no sistema de saúde, em função do agravamento da pandemia do novo coronavírus naquele estado. A atividade faz parte da Operação Covid-19, promovida pelo Ministério da Defesa, para amenizar as consequências da Covid-19.


Devido às condições meteorológicas e os esforços de 80 militares que compõem a tripulação, a chegada do navio ao Pará antecipou em dois dias. A embarcação partiu de Santos (SP), em 19 de janeiro e tinha previsão de chegada nesta quinta-feira (28).

Foto: 4º Distrito Naval

O comando do 4º Distrito Naval, apoiou a missão, em parceria com a Companhia Docas do Pará (CDP), que disponibilizou cais e guindastes, e a empresa White Martins, fornecedora do oxigênio. O tanque será transportado via fluvial, até Manaus, onde deve chegar na primeira semana de fevereiro. O Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e das Agências de Navegação no Estado do Pará ( Sindarpa ) se colocou à disposição para apoiar as atividades. 

Desde março de 2020, as Forças Armadas apoiam as medidas do Governo Federal voltadas para reduzir os impactos do surto do novo coronavírus, permanecendo em condições de disponibilizar recursos operacionais e logísticos quando se fizerem necessários.

Com informações do Ministério da Defesa