Por 

Luiz Carlos Soares


Pelo andar da carruagem, puxada por cavalos mancos o príncipe vai demorar a chegar. Talvez o príncipe dos sonhos não seja tão bonito, charmoso e bondoso como nos contos de fadas. 

Terá o príncipe desistido da carruagem, resolveu vir a pé?  Tem muita gente vivendo de ilusões, levando uma vida sem ser vivida, esperando o príncipe encantado.

É fácil sonhar com a pessoa ideal, no sonho pode até mudar cada detalhe quando quiser. Por isso, durante o sonho, moldam-se as pessoas, mas quando vem à realidade, sabemos que não é bem assim que funciona.

  Certamente, o sonho é a satisfação de que o desejo se realize, “quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta”. É exatamente nesse despertar que determinadas pessoas continuam sonhado.


Para quem continua esperando o beijo do príncipe encantado para acordar, é bom despertar para a realidade. A vida não é um conto de fada, a própria Rapunzel ficou presa no castelo, Branca de Neve quase morreu envenenada, a Bela Adormecida demorou sair do  estado dormente. 

Então, por que seria diferente para quem sonha com um príncipe encantado? Antes de ser despertada a Bela Adormecida dormiu 100 anos. Quem tiver esperando o príncipe encantado e tem pressa, beija o sapo, se o sapo não se transformar num príncipe, continue sonhando. 

Texto:

*Luiz Carlos Soares é cientista político