A Faber-Castell é uma empresa produtora de material de escritório alemã. Sua sede mundial encontra-se em Stein no norte da Baviera.

Com uma produção de aproximadamente 2 bilhões de lápis ao ano, a empresa é considerada uma das maiores mundialmente neste ramo. 

Atualmente a fábrica brasileira localizada em São Carlos, no Estado de São Paulo, é a maior produtora mundial de lápis de cor (com aproximadamente 1,5 bilhão ao ano). 

Em setembro de 2013, a Faber Castell de São Carlos passou a contar com mais um ramo, a Faber Cosmetics. 

O ramo de cosméticos trabalha sob o modelo de negócios b2B e fornece produtos para gigantes dos cosméticos no Brasil, tais como Natura, Avon,O Boticário e outras


Inovações Históricas

Em 2001, a Faber-Castell trouxe uma inovação para o mercado, com os lápis grip. Apresentados ao mercado brasileiro em 2005,esta linha em pouco tempo passou a ser popularmente conhecido como o “lápis das bolinhas”. 

De formato triangular, que facilitam a pegada, os lápis de cor e de grafite Grip possuem as exclusivas esferas antideslizantes que proporcionam maior firmeza, conforto e melhores resultados ao escrever, desenhar e pintar.

Em 2007, os lápis Faber-Castell passam a se chamar EcoLápis, uma tradução dos produtos que a Faber-Castell já fabricava, pois a companhia sempre utilizou para a produção dos seus lápis, madeira 100% reflorestada. 

Tanto a área de plantio de Pinus caribea utilizados na fabricação dos lápis da empresa, como os próprios produtos são certificados com o selo FSC (Forest Stewardship Council). 

Hoje, ainda localizada em Stein, na Alemanha, é um grupo de empresas que oferece produtos de alta qualidade para escrita, desenho, pintura e desenvolvimento criativo para pessoas de todas as idades.

Assista ao vídeo:


Com pesquisa no Wikipedia