Foto: Sgt. Abrante

Porto Alegre (RS) – No dia 13 de março, o Comando Militar do Sul do Exército realizou a entrega, em Porto Alegre, de um módulo do Hospital de Campanha da instituição para atender pacientes com covid-19. A estrutura foi montada no anexo do Hospital Restinga, com capacidade para 20 leitos, dos quais 12 são de enfermaria e oito de UTI, sendo possível adaptar a estrutura para abrigar mais leitos intensivos. Três barracas compõem o hospital, totalizando 144 metros quadrados.

A ação é uma parceria entre o Comando Militar do Sul, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. A operação logística de transporte e montagem do Hospital de Campanha contou com o planejamento do 3º Grupamento Logístico e a execução do 3º Batalhão de Suprimento. O Batalhão realizou o transporte dos módulos, que vieram de Manaus até a Base Aérea de Canoas, e a montagem do Hospital de Campanha.


O Secretário de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, destacou o apoio do Exército e o impacto da ação no atendimento às necessidades da comunidade na região. “Importante ressaltar a rapidez, a agilidade com que o Exército vem se movimentando para prestar esse apoio à comunidade de Porto Alegre”.

O Hospital de Campanha é um complexo hospitalar móvel e tem objetivo de reunir pessoal, equipamentos e instalações para prestar atendimento em áreas em que o apoio à saúde é vital, mas não está disponível, ou é precário e limitado nos estabelecimentos locais de atendimento.

Fonte: 3º Gpt Log