Foto: Assessoria

O Blog do Jordan Bezerra esteve, na manhã deste domingo (21), no manancial Açude do Cego, em Catingueira-PB, para registrar o ‘aniversário’ da abertura da comporta, pois bem, em 21 de março de 2021, pasme senhores, o desperdício do líquido precioso completa 200 dias, que está jorrando rio abaixo de forma ininterrupta, ou seja, há quase 7 meses. 

Quem visitou a comporta neste domingo e presenciou e lamentou o desperdício de água foi o vereador de Catingueira Sebastião Morais (Democratas), que inclusive fez uma denúncia formal por meio de requerimento apresentado na última sessão da Câmera Municipal, que foi aprovado por unanimidade, que solicita de forma urgente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba-AESA, o fechamento da Comporta do Açude do Cego. O requerimento foi subscrito pelo demais vereadores.

Para o parlamentar mirim, não tem uma justificativa plausível para esse grande desperdício que já chega a quase 7 meses. 


“Apresentei o requerimento que foi aprovado por unanimidade pedindo as autoridades competentes que tomem às providências, em relação a esse grande desperdício de água que tá acontecendo no Açude do Cego. Tendo em vista que hoje (21) a comporta está aniversariando  completando  200 dias que   está aberta, ou seja, mais de 6 meses de grande desperdício de água”, lamentou o vereador Morais.  

 

Por fim, o vereador pediu um motivo justo da AESA  pelo qual a comporta está aberta há mais de  6 meses. Ainda mais que o inverno de 2021 até o momento não está muito fraco (abaixo da média). Pediu providencia a AESA para evitar o pior, vivido em outros anos, que o açude só com 10%. 

As populações de Catingueira e Emas estão preocupadas, pois em pleno inverno o desperdício de água continua, o manancial atualmente está com 71%, de sua capacidade hídrica. Lembrando que quando a comporta foi aberta em 1º de setembro de 2020 o Açude do Cego tinha 85% de capacidade hídrica. 

Outro lado

O Blog entrou em contato com o presidente da AESA, Porfírio Loureiro, mas até o fechamento da matéria não respondeu às mensagens. O espaço fica aberto para a AESA responder aos questionamentos do vereador Morais, no que tange ao fechamento ou não da Comporta do Açude.

Veja abaixo o vídeo e o requerimento apresentado pelo vereador.




Matéria do Blog do Jordan Bezerra