Fiel à sua história de evangelização e apoio aos mais necessitados, a Diocese de Patos realizou balanço das principais ações e gestos de solidariedade desde o início da pandemia até os primeiros dias do presente mês de junho. Atento à realidade e para cumprir a sua missão de pastor, o bispo diocesano, Dom Eraldo Bispo da Silva, em comunhão com o clero, pastorais e movimentos da igreja, idealizou, motivou a comunidade e fez funcionar o “Projeto de Ação Solidária” na diocese.

Conforme pode ser conferido em tabela detalhada, foram diversas ações e gestos que ajudaram e continuam ajudando centenas de pessoas e famílias necessitadas nestes tempos difíceis de pandemia e crises. As inúmeras doações e gestos de solidariedade aconteceram em forma e constam em tabela detalhada e explicativa. Foram valiosas doações em alimentos, remédios, roupas, calçados, equipamentos de proteção Individuais (EPIs), equipamentos hospitalares, recursos financeiros e serviços de diversos voluntários.


Por reiteradas ocasiões, o bispo diocesano agradeceu a generosidade de tantas pessoas, fiéis, instituições, e até mesmo a quem de forma anônima estenderam a mão a quem precisa de algum apoio. Dom Eraldo agradece ainda a todos os veículos, agentes e profissionais da comunicação que ajudaram a tornar conhecida e abraçada esta iniciativa cristã e humanitária.

O bispo diocesano lembra que o “Projeto de Ação Solidária” continua, pois a realidade ainda inspira cuidados a tanta gente necessitada. Dom Eraldo destaca que todos somos responsáveis uns pelos outros e por isso mesmo devemos obedecer e seguir as orientações da ciência e das reconhecidas organizações de saúde. Finalmente o pastor diocesano continua em oração para que a vacina chegue o mais rápido possível a todas as pessoas, pois esta e a grande esperança de salvar vidas.

 ITENS ADQUIRIDOS E ENTREGUES PELO PROJETO:

ITENBENEFICIÁRIOSOBS
30.000 MÁSCARASCOMPLEXO HOSPITALAR DEPUTADO JANDUY CARNEIRO, HOSPITAL INFANTIL NOALDO LEITE, UPA OTÁVIO PIRES DE LACERDA, PA MARIA MARQUES, HOSPITAIS DE TAPEROÁ, HOSPITAL DE PIANCÓ, HOSPITAL DE SÃO MAMEDE, SAMU, CORPO DE BOMBEIROS, FAMÍLIAS CARENTES DE PATOS 
02 BISTURIS ELÉTRÔNICOS, 04 TERMÔMETROS DIGITAIS, 01 SELADORA, 10 OFTALMOSCÓPIOS, 09 LARINGOSCÓPICOS, 06 VÁLVULAS REGULADORAS DE CILIDRO PARA OXIGÊNIOCOMPLEXO HOSPITALAT DEPUTADO JANDUY CARNEIRO 55.000,00 REAIS
04 MIL CESTAS BÁSICASFAMÍLIAS ACOMPANHADAS PELA PASTORAL DA CRIANÇA, PASTORAL DA PESSOA IDOSA, PASTORAL CARCERÁRIA, PASTORAL DO MENOR, FAMÍLAS DO LIXÃO, FAMÍLIAS DA ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICÁVEIS, FAMÍLIAS EM LUTA POR MORADIA DO SERROTE LISO, CONJUNTO DOS SAPATEIROS, FAMÍLIAS CARENTES DAS PERIFERIAS DE PATOS, SOPÃO DA PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO DE CONDADO, COMUNIDADES CIGANAS, CASA DE APOIO IRMÃ DULCE DOS POBREDA PARÓQUIA DE SANTO ANTÔNIO, EM PIANCÓ 400 FAMÍLIAS ATENDIDAS
400 KG DE PEIXEPESSOAS CARENTES ATENDIDAS POR PASTORAIS E CASA DA MISERICÓRDIA 
MEDICAMENTOSCASA DE APOIO IRMÃ DULCE DOS POBRES, NA PARÓQUI DE SANTO ANTÔNIO, EM PIANCÓ, FAMÍLIAS CARENTES DE PATOS 
ROUPAS E CALÇADOS EM BOM ESTADO DE USO                FAMÍLIAS CARENTES DE PATOSCERCA DE 1.500 PEÇAS
PRINCIPAIS COLABORADORES DO PROJETO 
AGRICULTORES FAMILIARES, CLERO DIOCESANO, PAROQUIANOS, ESCOLAS (COLÉGIO CRISTO REI, INSTITUTO SÃO JOSÉ, INSTITUTO MARIA DO SOCORRO, INSTITUTO EDUCACIONAL VERA CRUZ, INSTITUTO EDUCACIONAL DIÊGO DANTAS), MST, SICREDI, SINTEP, FÓRUM MIGUEL SÁTIRO/VARAS DA JUSTIÇA, COMERCIANTES, ARMAZÉM PARAÍBA, BOMBEIROS, BAZARES, PASTORAL DO MENOR NACIONAL, ADVENIAT/CÁRITAS, HOTRTIFRIGOBOM, TERÇO DA FAMÍLIA/COMUNIDADE VILAS DO LAGO, SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DE PATOS, PESSOAS ANÔNIMAS.

Com informações da Assessoria