Há muitas dúvidas sobre comer ovos todos os dias. A O que é a verdade?

Uma análise da Universidade de Harvard com 215.000 pessoas descobriu que comer um ovo por dia não estava associado a um aumento do risco de doenças cardiovasculares. No entanto, um estudo recente com mais de 500.000 pessoas apontou que comer até mesmo uma porção diária de um ovo inteiro, com sua gema amarela carregada de colesterol, aumenta o risco de morrer por todas as causas, incluindo doenças cardiovasculares e câncer.


Apesar de muitos anos de pesquisa, essa questão sobre o consumo de ovos e a saúde não foi respondida, e há vários estudos observacionais nas últimas décadas que mostram resultados conflitantes.

“Alguns sugerem que a ingestão moderada de ovos é boa, enquanto outros sugerem que pode ser ruim”, disse Riyaz Patel, cardiologista consultor da University College London. “Este estudo, embora bem conduzido, infelizmente apenas adiciona mais ruído à discussão”, disse Patel em um comunicado.

Os resultados do estudo são problemáticos porque eles perguntaram às pessoas apenas uma vez sobre o consumo de ovos e os seguiram por muitos anos sem verificar se sua dieta havia mudado, disse o Dr. Walter Willett, professor de epidemiologia e nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard TH Chan .

Enquanto a ciência não concordar, não podemos eliminar este alimento saboroso da nossa alimentação, o que é fato é que o excesso de quantidades é o que leva a pessoa a adoecer e como diz o ditado  “nada em excesso, tudo na medida” .


Com informações de Isto É