Exemplos de adoção da jornada são vistos em países como Islândia, Nova Zelândia, Japão e Espanha; no Brasil, há pelo menos uma empresa que adotou a escala com menos dias de trabalho na semana.

Empresas ao redor do mundo vêm implantando a semana de quatro dias de trabalho, seja em forma de teste para avaliar os resultados ou de forma definitiva.

No Brasil, a empresa de produtos pet Zee.Dog adotou o modelo de jornada em março do ano passado para aumentar a qualidade de vida e a produtividade dos funcionários nos escritórios da empresa de São Paulo e Rio de Janeiro, além de Madri (Espanha) e Shenzhen (China)

"Com a carga reduzida, a qualidade de vida aumenta, o nível de estresse diminui e, consequentemente, a produtividade da equipe aumenta", afirma a empresa.

A semana de trabalho reduzida foi chamada de #NoWorkWednesday, em que os funcionários tiram as quartas-feiras de folga. A ideia permite que cada colaborador se organize nos 4 dias para entregar suas tarefas.

O desafio da empresa foi adaptar o modelo ao Brasil devido à grande quantidade de feriados. Mas foi decidido que, quando houver uma semana com feriado, a quarta-feira contará como dia normal de trabalho.

Pesquisa feita após a primeira semana da nova escala de trabalho mostrou que 100% dos funcionários ficaram satisfeitos e entregaram todas as tarefas dentro dos prazos.


Leia mais em: https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2021/07/08/semana-de-4-dias-de-trabalho-veja-como-funciona-nas-empresas-que-ja-adotaram.ghtml