O tempo para a aposentadoria pode ser conferido na plataforma Meu INSS. Regras da reforma da previdência podem adiar o descanso.

Quem está contando os dias para se aposentar tem como conferir o tempo total de contribuição até o momento e quanto falta para a aposentadoria. E tudo pela internet, sem precisar ir a uma das agências do INSS. 

plataforma Meu INSS possibilita realizar simulações já com as regras atualizadas da reforma da previdência. Na ferramenta é possível conferir o que o cidadão já contribuiu e o que ainda falta para a aposentadoria.

O contribuinte deve prestar atenção em qual dos grupos ele se encontra para escolher qual a melhor condição para se aposentar.

Os que já cumpriam no dia 13 de novembro de 2019 todas os requisitos para algum tipo de benefício, seja por tempo de contribuição, idade ou pontuação, podem se aposentar ainda pelas regras antigas.  

Quem já estava perto de se aposentar antes da aprovação da reforma se enquadra nas regras de transição, que mudam ano a ano. Quem entrou no mercado de trabalho há menos tempo, contudo, precisará seguir as regras da reforma da previdência para conseguir o descanso. 

PASSO A PASSO 

A consulta de tempo de contribuição pode ser feita online, no site ou aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS

1° passo: realize o login utilizando a conta gov.br. Caso não possua, clique em “crie sua conta”, escolha uma das opções de cadastro e preencha as informações que forem solicitadas, lembrando de ler e marcar os termos e compromissos.

2º passo: clique em “Do que você precisa?” e escreva “simular aposentadoria”.

3º passo: confira e, se necessário, altere dados pessoais, como data de nascimento ou vínculos, clicando no lápis.