No último dia 23 de junho, um voo da Azul Linhas Aéreas para Fernando de Noronha teve que retornar a Recife, depois que barulhos estranhos foram ouvidos a bordo. O incidente, que não resultou em nada grave, foi inserido recentemente na base de dados do CENIPA.


Segundo o órgão da FAB responsável pela investigação de incidentes e acidentes no Brasil, em certo momento durante o procedimento de subida, os pilotos e 98 passageiros a bordo do voo AD-4090, operado pelo jato Embraer E195-E1 de matrícula PR-AUF, ouviram um forte estouro, seguido de um ruído aerodinâmico, que permaneceu durante todo o restante do voo.

Sem informações suficientes sobre o que teria causado a situação, a tripulação parou a subida no FL100 (cerca de 3.300 metros) e declarou urgência (“Pan Pan”) para retorno ao aeroporto Guararapes, em Recife. O pouso ocorreu 40 minutos após a decolagem, em segurança.

A causa do incidente não foi divulgada, no entanto, a situação não se mostrou grave e a aeronave voltou a voar no dia seguinte, assumindo voos da malha da Azul.

A imagem abaixo, do FlightRadar24, mostra a trajetória do voo.


Com informações de Aeroin