Se você está pensando em adicionar um membro da família e está indeciso sobre adotar um gato ou outro animal, conheça algumas curiosidades que você talvez não saiba sobre os felinos!

1. O gato de estimação mais antigo conhecido existia há 9.500 anos

Originalmente, pensava-se que os egípcios foram os responsáveis pela domesticação do gato. Mas em 2004, arqueólogos franceses descobriram uma sepultura de gato de 9.500 anos em Chipre. Isso o torna o gato de estimação mais antigo conhecido e é anterior à arte egípcia sobre gatos há mais de 4.000 anos.


2. Os gatos passam 70% de suas vidas dormindo
O que equivale a cerca de 13 a 16 horas por dia.

3. Um gato foi prefeito de uma cidade do Alasca por 20 anos

Um gato malhado laranja chamado Stubbs foi o prefeito de Talkeetna, uma pequena cidade no Alasca, por 20 anos. Ele teve várias eleições incontestadas e, embora não tivesse nenhum poder legislativo, era amado por moradores e turistas. Stubbs morreu em 2017 aos 20 anos de idade.

4. O recorde do gato mais comprido de todos os tempos é de 1,23 m

Os gatos domésticos são geralmente considerados criaturas muito pequenas e delicadas. Mas você sabia que o gato mais comprido do mundo era um Maine Coon chamado Stewie, que tinha 1,23 m de comprimento? Considerando que o recorde para o gato mais alto pertencia a Arcturus, com incríveis 48 cm de altura.

5. O gato mais rico do mundo herdou uma fortuna de R$ 50 milhões

Blackie, um gato pertencente ao milionário britânico Ben Rea, tornou-se o gato mais rico do mundo em 1988, quando Rea morreu, de acordo com o Guinness World Records. Rea se recusou a reconhecer sua família em seu testamento e, em vez disso, deu sua fortuna de £ 7 milhões de libras (cerca de R$ 50 milhões na cotação atual) para Blackie.

6. Os gatos andam como camelos e girafas

A sequência de caminhada de um gato é com os dois pés direitos primeiro, seguidos pelos dois pés esquerdos, de modo que eles movem metade do corpo para a frente de uma vez. Camelos e girafas são os únicos outros animais que andam dessa forma.

7. Isaac Newton inventou a porta do gato

O cientista é mais famoso pela gravidade calculada, mas também acredita que Isaac Newton inventou a porta do gato. HowStuffWorks escreve que enquanto Newton estava trabalhando em seus experimentos na Universidade de Cambridge, ele era constantemente interrompido por seus gatos arranhando a porta. Então, ele pediu ao carpinteiro de Cambridge que fizesse dois buracos na porta, um para a gata e outro para os filhotes. Aparentemente, esses buracos ainda podem ser vistos na universidade até hoje.

8. Em 1963, um gato foi para o espaço

Em 18 de outubro de 1963, Félicette, também conhecido como “Astrocat”, foi o primeiro e único gato a ir para o espaço como parte do programa espacial francês.

9. Os antigos egípcios raspavam as sobrancelhas quando seus gatos morriam

De acordo com a Ancient History Encyclopedia, Heródoto escreveu em 440 a.C. que quando um gato de estimação morria nos tempos antigos egípcios, os membros da família raspavam as sobrancelhas em luto.

10. Os gatos domésticos compartilham 95,6% de sua composição genética com os tigres

Um estudo descobriu que nossos pequenos gatos domésticos compartilham 95,6% de sua composição genética com tigres. Eles também compartilham muitos dos mesmos comportamentos, como cheiro e marcação de urina, perseguição de presas e ataques.

11. Um gato doméstico pode atingir velocidades de até 30 mph

Se você viu seu pequeno gatinho correndo pela sala quando ele estava se sentindo animado, você sabe que os gatos são muito rápidos. Eles podem atingir velocidades de cerca de 30 mph, o que é tão rápido que poderiam derrotar Usain Bolt em uma corrida de 200 metros!

12. O gato mais velho do mundo tinha 38 anos

O gato mais velho que já viveu tinha 38 anos e 3 dias quando faleceu. Creme Puff, nascido em 3 de agosto de 1967, viveu até 6 de agosto de 2005, e seu dono Jake Perry também era dono do antigo recordista de gatos mais velho, Grandpa Rex Allen, que faleceu aos 34 anos.

13. O recorde para o ronronar mais alto é 67,8 db (A)

O recorde para o ronronar mais alto de um gato doméstico é atualmente detido por Merlin, um gato preto e branco de Torquay, Reino Unido. Seu ronrono é de 67,8 db (A) e, para fins de contexto, é quase o mesmo volume de um chuveiro. A maioria dos gatos ronrona em torno de 25 db.

14. Em termos de desenvolvimento, o primeiro ano de vida de um gato é igual aos primeiros 15 anos de vida humana

Após seu segundo ano, um gato tem 25 anos se comparada à idade humana. E depois disso, cada ano de vida de um gato equivale a cerca de 7 anos humanos.

15. Os gatos podem girar suas orelhas 180 graus

A audição de um gato comum é pelo menos cinco vezes mais aguçada do que a de um adulto humano.

16. Na maior raça de gato, o macho médio pesa aproximadamente 9 kg

O siberiano é a maior raça entre os gatos. O macho médio pesa cerca de 9 kg, enquanto uma fêmea pesa cerca de 6 kg.

17. Os gatos têm cinco dedos em cada pata dianteira, mas apenas quatro nas posteriores

Não é incomum, porém, que os gatos tenham dedos extras. O gato com mais dedos conhecidos tinha 32: oito em cada pata.

18. Os miados não são uma linguagem inata dos gatos

Segundo especialistas, os gatos desenvolveram os miados para se comunicarem com os humanos e não miam entre si.  Os gatos emitem cerca de 100 sons diferentes, enquanto os cães emitem apenas cerca de 10.

19. O cérebro de um gato é biologicamente mais semelhante ao cérebro humano do que ao de um cachorro

Tanto os humanos quanto os gatos têm regiões idênticas em seus cérebros que são responsáveis ​​pelas emoções.

20. Os gatos são os animais de estimação mais populares da América do Norte

O número de gatos supera os cachorros de 73 milhões a 63 milhões, e mais de 30% dos lares norte-americanos têm gatos.


Com informações Petépop