Foto: Blogdonegreiros1.com

O Padre Joácio da Nóbrega, vigário da Catedral de Nossa Senhora Da Guia, confirmou ao repórter Higo de Figueiredo da Rádio Espinharas FM de Patos, que a festa esse ano não terá a utilização de fogos de artifício durante a programação.

De acordo com o vigário, a medida irá acontecer em respeito ao crescimento do número de pessoas autistas, das pessoas que ainda convivem com as sequelas da covid-19, bem como o cheiro forte da fumaça provocada pelos fogos de artifício.

“Estamos provocando vida e vida em abundância com a retirada dos fogos barulhentos. Nossos idosos têm sofrido bastante, tem crescido o número de pessoas autistas, aqueles que sofrem ou passaram por sequelas da covid, e o cheiro forte da fumaça”, justificou Padre Joácio.


O religioso pediu a compreensão das pessoas que defendem a manutenção da tradição, e informou que os fogos serão utilizados apenas durante o hasteamento da bandeira e no descerramento da festa, dois momentos muito marcantes do evento na cidade de Patos.    

A PROGRAMAÇÃO:

A Festa da Guia 2021 terá como tema: Jesus, Maria e José, a família que nos Guia A iluminação bíblica que inspira o tema será: “Felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática.” ( Lc 11,28).

A programação será realizada sem a presença de parques e barracas no centro da cidade. A abertura acontecerá com a carreata no dia 14/09 às 17h00, saindo da Matriz de São Pedro no bairro Jatobá, percorrendo as paróquias da cidade, culminando na Catedral.

O novenário será no Largo Dom Gerardo, onde também vai ocorrer a parte social da festa, com drive thru, bem como de modo presencial com a venda de lanches. A feijoada festiva acontecerá no dia 12/09 e o grande jantar de confraternização será realizado dia 18/09.

A parte cultural acontecerá no auditório no Salão São Paulo, com várias atrações culturais, com vários estilos musicais e sorteios de brindes. O bingo será realizado online no dia 26/09, às 20h00 e terá a premiação de 8 mil reais. As cartelas serão vendidas no valor de 10 reais.

Imagens: Blogdonegreiros1.com

Por Genival Junior – Patosonline.com

Com informações, PASCOM