A iniciativa partiu dos residentes multiprofissionais do Hospital Universitário Lauro Wanderley, que viram na conduta uma forma de humanizar o atendimento.

Aequipe multiprofissional da Unidade de Clínica Médica B do HULW-UFPB/Ebserh proporcionou momentos especiais para um paciente internado na instituição. Os desejos do idoso, há mais de 70 dias em cuidados paliativos no hospital-escola, eram poder voltar para casa, ver o mar, contemplar a natureza.


Como forma de humanizar o atendimento e melhorar a qualidade de vida durante a longa internação do paciente, os profissionais realizaram um passeio terapêutico na cobertura do prédio onde funciona o HULW. Mesmo a distância, diante da impossibilidade de deixar o leito em virtude do estado de saúde, o homem pôde tomar banho de sol, contemplar a paisagem, sentir a brisa e toda a energia do ambiente fora do hospital.

A iniciativa partiu dos profissionais do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar (Rimush), levando em conta não apenas a humanização no atendimento, mas também questões como protocolos de segurança e conduta adequada no transporte do paciente.

“Quando se trata de promoção do bem-estar do idoso, tudo o que lhe der sentido para melhorar a qualidade de vida é importante, mesmo que se apresente de maneira ínfima, tudo é muito significativo. A realização da conduta seguiu todos os protocolos de segurança e obteve êxito no seu objetivo, sendo realizada da forma mais acolhedora possível”, disse a residente em serviço social Gilcielly Araújo.

Sobre a Ebserh - O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB) integra a Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais.

 

Por Jacqueline Santos - Jornalista HULW-UFPB/Ebserh