Foto: Exército Brasileiro

Um helicóptero HM-1 Pantera K2 do Exército Brasileiro, matrícula EB-2021, caiu na região de Careiro da Várzea na manhã desta sexta-feira (13). A região é atingida por fortes chuvas desde a madrugada de hoje e que poderiam ter contribuído para a queda do helicóptero.


Em nota, o Exército Brasileiro confirmou a morte de um dos seis tripulantes. Os outros cinco foram resgatados e levados ao Hospital Militar de Área de Manaus (HMAM). O helicóptero decolou do aeródromo de Ponta Pelada em Manaus (SBMN) em missão operacional para a cidade de Itaituba (PA) e veio a cair na região do Careiro da Várzea (AM), por volta das 11h00. Uma equipe da Aviação do Exército, especializada em acidentes aeronáuticos, procederá a investigação sobre os fatores contribuintes para o acidente.








A Ala 8 (Base Aérea de Manaus) da Força Aérea Brasileira é sede do 4º Batalhão de Aviação do Exército, unidade subordinada ao Comando Militar da Amazônia (CMA) e que emprega os helicópteros HM-1 Pantera, HM-2 Black Hawk e HM-4 Jaguar.

Os HM-1 Pantera foram modernizados para o padrão Pantera K2, onde a aeronave recebeu novos motores, piloto automático de quatro eixos, glass cockpit, novo rotor de cauda e demais upgrades. A aeronave pode transportar dois pilotos e dez passageiros.


Com informações da Aeroflap