Foto: Marcelo Negreiros


A onda de frio que está passando pelo país já causou neve e geada em vários estados e fez as temperaturas mínimas despencarem no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A friagem está sendo sentida em boa parte do Norte e até mesmo Nordeste, uma região que geralmente é pouco afetada por fenômenos do tipo.

Um sistema frontal avançou pelo país e trouxe uma massa de ar polar frio e seco que está fazendo as temperaturas despencarem em todo o Brasil. A onda de frio é a mais intensa de 2021, e causou geadas em praticamente todos os estados do Centro-Sul brasileiro.


A situação de frio intenso irá perdurar ao longo dos próximos dias. Temperaturas negativas continuarão sendo registradas no Sul, com temperaturas abaixo dos 10 graus no Sudeste e no Centro-Oeste. Conforme a massa de ar frio avança, a friagem será sim sentida em Estados do Norte, como Acre, Rondônia e também sul do Amazonas e do Pará.

O frio também será sentido no Nordeste, uma região raramente afetada por ondas de frio. Na maior parte dos Estados as temperaturas mínimas devem cair e atingir valores abaixo da média especialmente no início desta. Ainda assim, a queda não será brusca e o frio não atingirá a intensidade que foi observada em outras regiões.

O Estado que mais deve sentir a onda de frio é a Bahia, onde as temperaturas mínimas chegam a valores próximos dos 10 graus em alguns municípios. Apesar da estranheza, a queda das temperaturas no Nordeste não deve representar risco à saúde das pessoas ou ao agronegócio.




Em Patos, que tem temperatura média entre 19 ºC a 38 ºC registrou na manhã desta segunda-feira, 02/08 a marca de 18 ºC, o que já deixa muitas pessoas satisfeitas com o clima, enquanto traz problemas para moradores de rua, sem proteção. É um bom momento para doar roupas e agasalhos para essa parcela carente da população, já que uma boa ação pode literalmente salvar várias vidas.

Os dados meteorológicos são do Clima Tempo, pois a estação automática de Patos, está sem dados esta manhã.


Da redação blogdonegreiros1. com pesquisa na net