A conta de luz vai ficar mais cara a partir desta quarta-feira (1º). O governo federal anunciou nesta terça-feira (31) uma nova bandeira tarifária com valor da taxa extra de R$ 14,20 pelo consumo de 100 kWh. Até agora, o valor cobrado era de R$ 9,492. Também nesta terça, o Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciaram um programa que concede desconto no valor da conta de luz para estimular os consumidores a reduzir o consumo residencial de energia.


Para economizar na conta, listamos os aparelhos que mais consomem energia. De acordo com o Banco BV, entre os equipamentos que apresentam maior taxa de consumo estão o ar-condicionado, geladeira, chuveiro elétrico e videogame.

Confira quais aparelhos consomem mais energia e que fazer reduzir os gastos:

1. Ar-condicionado

Apesar de ter consumo similar a um chuveiro elétrico, o ar-condicionado tem mais impacto na conta devido ao tempo que fica ligado. A estimativa é que um aparelho menor ou igual a 9 mil BTU/h tem consumo médio mensal de 128,8 kWh se usado por 8 horas em 30 dias. Um equipamento maior do que 30 mil BTU/h consome 679,20 KWh.

Dica: buscar um aparelho adequado ao tamanho do cômodo. Um aparelho com alta capacidade para um espaço pequeno vai levar a um gasto desnecessário.

2. Geladeira

A geladeira está entre os equipamentos que mais consomem energia. Um modelo de uma porta tem consumo médio mensal de 25,20 kHw, enquanto as de duas portas frost free consomem 56,88 kHw por mês.

Dica: mantenha o aparelho longe do fogão, porque a geladeira gasta mais energia para compensar o calor transmitido pelo fogão. Não abra a porta da geladeira sem necessidade e verifique se o seu equipamento está com a vedação em dia.

3. Chuveiro elétrico

O chuveiro elétrico é outro vilão da conta de luz. Com uso diário de 32 minutos, o consumo mensal do chuveiro pode chegar a 88 kHw.

Dica: Busque modelos com menor potência e desligue o chuveiro enquanto não estiver usando a água. E lembre-se: quanto menos tempo ficar no chuveiro, menor o impacto na sua conta.

4. Videogame

Alegria da garotada, o videogame também deve ser usado com cautela. Segundo o BV, que cita dados do Procel, o uso por quatro horas diárias durante metade do mês representa um consumo médio mensal de 1,44 kHw. Modelos mais novos, como o PS4 ou Xbox One, gastam mais energia do que versões anteriores.

Dica: Use menos o equipamento e controle as horas de jogo. Também é importante desligá-lo quando não estiver usando. Lembre-se que mesmo em standby, o aparelho consome energia.

5. Micro-ondas

A estimativa é que um forno micro-ondas de 25 litros consome, em média, 13,98 kHw por mês se usado diariamente por 20 minutos.

Dica: Se possível, prefira o fogão a gás e deixe o micro-ondas apenas para emergências. Além disso, busque aparelhos mais eficientes energeticamente e sempre tire da tomada quando não estiver usando.

6. Televisão

Um modelo de LED de 42 polegadas consome 30,45 kHw por mês com 5 horas diárias de uso.

Dica: tire o equipamento da tomada quando não estiver assistindo.

7. Carregador de celular

Um carregador de celular consome, em média, 0,26 kHw quando não está sendo usado, conforme o BV. Esse consumo vai para até 5kHw quando um celular totalmente carregado está plugado nele.

Dica: mantenha o seu carregador fora da tomada quando não estiver usando e assim que a bateria estiver completa, retire o aparelho e o carregador da conexão.

8. Cooktop elétrico

Queridinho dos decoradores, o cooktop elétrico pode ter alto impacto na sua conta. Se você usar o aparelho apenas uma hora por dia, seu consumo médio mensal é de 68,55kHw.

Dica: para economizar, use o aparelho apenas quando necessário e cozinhe toda a refeição de uma só vez para não ter que ligar e desligar várias vezes.


Com informações de Isto É