O aluno Arthur Nóbrega Leite, do 9º ano do Colégio Cristo Rei, irá disputar classificação para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, que será realizada no ano de 2022.

Arthur (16 anos), e foi o único dos 13 alunos do Colégio Cristo Rei classificado para disputar vaga no evento, que será realizado no próximo ano.

Ele participou da olimpíada brasileira em 2021, convocado pela equipe pedagógica da escola e esse ano, foi selecionado para as provas das Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica, marcada para 2022. O estudante irá participar de três etapas classificatórias de forma online antes do evento, marcadas para os dias 19 de setembro, 10 de outubro e 4 de dezembro.


Arthur é filho da jornalista Arisângela Nóbrega, atualmente na Rádio Universidade FM de Patos 105,1 e do radialista Amarildo Leite, com atuação em várias emissoras de rádio locais.

O EVENTO

A Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (International Olympiad on Astronomy and Astrophysics ou somente IOAA) é uma competição anual de astronomia e astrofísica para estudantes do ensino médio. Trata-se de uma das Olimpíadas Internacionais de Ciências. A sua primeira edição ocorreu em 2007, na Tailândia, e a mais recente foi realizada na Hungria, em agosto de 2019. Participam equipes representando seus respectivos países, formadas por até cinco alunos e dois professores. Um país pode enviar mais de uma equipe desde que cubra financeiramente os gastos desta e que seja aceito pelo Comitê Organizador Local.

Por Genival Junior – Patosonline.com