A lava do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Ilhas Canárias (Espanha), chegou ao oceano Atlântico na noite dessa 3ª feira (28.set.2021). Segundo o Instituto Espanhol de Oceanografia, um sedimento de mais de 50m de altura pode ser visto no local.





O Pevolca (Plano de Emergência Vulcânica das Ilhas Canárias) pediu aos moradores dos bairros vizinhos que não saiam de casa e ampliou o perímetro de isolamento na costa para evitar que pessoas se aproximem. Desde a última 2ª feira (27.set), autoridades espanholas também determinaram o confinamento de 3 cidades costeiras.


Agora, a preocupação é com a emissão de gases tóxicos, que podem causar irritação na pele, nos olhos e no trato respiratório. 

Publicidades


“Quando o magma toca o mar, grandes colunas de vapor d’água se formam porque grande parte da água do mar vira vapor. Isso se deve ao grande contraste térmico entre os dois: a lava tem uma temperatura de mais de 900°C, enquanto a água tem cerca de 23°C “, explicou o professor de geologia da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, José Mangas, à BBC News Espanha.


“Como a água contém cloretos, sulfatos, carbonatos, flúor e iodo (entre outras coisas), os gases tóxicos também se volatilizam“, completou o especialista.


Outro ponto de alerta é a possibilitade da costa registrar explosões e colapsar.


Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a lava escorregando pelo morro e caindo na água do mar, onde produz uma grande nuvem de fumaça. Assista:



 


Com Informações de Poder 360