Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Fiocruz Minas estão desenvolvendo uma vacina capaz de proteger, ao mesmo tempo, contra o vírus influenza – que causa a gripe – e o SarsCov 2, que causa a Covid. As informações são do G1.

Segundo o professor Ricardo Gazinelli, o imunizante impede o ciclo de vida do vírus, provocando uma boa resposta na defesa do organismo.

A expectativa é que não seja necessária a aplicação de doses de reforço de vacina de influenza e de Covid separadamente. Uma aplicação servirá para prevenir ambas as doenças.


“Se tudo der certo, acaba gerando um custo bem mais em conta, facilitando também a produção do imunizante”, falou o professor.

A pesquisa está na fase pré-clínica, ainda em testes com camundongos. A previsão é que os testes clínicos, em seres humanos, comecem no meio do ano que vem.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC), a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e a Fiocruz estão financiando a fase pré-clínica. Ainda não há recursos para o seguimento da pesquisa após este estágio.

Com informações de Veja São Paulo