A queda global dos aplicativos do Facebook, WhatsApp e Instagram nesta segunda-feira (4) ainda não tem uma explicação oficial. Especialistas e o próprio Facebook, porém, dizem que o problema foi no Domain Name System (DNS), Sistema de Nomes de Domínios.


DNS é um protocolo que relaciona o endereço nominal de um site ou aplicativo com o seu endereço real (número de IP, de Internet Protocol) nos bancos de dados da internet.

O site do Facebook consta uma falha de DNS, o que pode indicar a causa do problema.

Publicidade

O professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Vivaldo José Breternitz, disse ao portal Extra que caso este seja mesmo a causa do problema, é comum que a falha aconteça em todo lugar onde usuários utilizam o serviço, o que sugere que este tenha sido o problema da plataforma.

“É até mais comum a falha ser global. Um problema mais localizado seria, por exemplo, caso tivéssemos uma falha em um cabo submarino que traz as mensagens. E tudo isso o pessoal “re-roteia”, troca os rumos das mensagens e isso demoraria alguns minutos para voltar ao normal”, explicou.


Com informações de Isto É