A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural, CIPATR, nas pessoas de Mônica, Célia e Tatiana, organizou dentro da campanha Outubro Rosa um evento para as 61 mulheres que trabalham na safra de manga e melão, moradoras ou safristas que para a ocasião se vestiram de cor de rosa.


O evento aconteceu nesta quinta-feira no próprio pátio da fazenda e contou com o apoio do proprietário, Pierre Landolt que fez questão de abrir o evento e em seguida deixar o pessoal à vontade.




A enfermeira Aleide Bezerra, de Patos, veio inicialmente efetuar uma apresentação sobre a doença e o auto-diagnóstico do câncer da mama.

Em seguida, com coragem, as meninas efetuaram perguntas de todos os tipos procurando tirar as dúvidas que tinham quanto a prevenção desta doença que detectada cedo pode não ter o impacto tão temido.



O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. 

Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.

O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. 

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para o câncer de mama em Unidades Hospitalares especializadas.

Atenção: A informação existente neste portal pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal no Serviço de Saúde.



Um grande bufê de bolos, doces e refrigerantes trazido pelas participantes veio adocicar estas informações às vezes preocupantes !


Com informações da assessoria