Foto: blogdonegreiros1.com


O primeiro samba

No dia 27 de novembro de 1916, foi registrada na Biblioteca Nacional a canção Pelo Thelephone (na grafia original), considerada o primeiro samba a ser gravado no Brasil. Com controvérsias em relação à sua autoria, Pelo Telefone é assinada por Ernesto dos Santos, mais conhecido como Donga, e pelo jornalista Mauro Almeida.

Hoje é Dia: Manuscrito de Pelo Thelephone, de Donga, integra o acervo da Biblioteca Nacional. - Foto: Acervo da Biblioteca Nacional.





A letra da música contém uma ironia quanto à ação dos policiais cariocas da época, que eram coniventes com o jogo de roleta, mesmo ele sendo ilegal. Donga, temendo retaliação, registrou uma outra letra, sem citar os policiais. 

Publicidade

Pelo Telefone foi criada em um terreiro de candomblé, conhecido como Casa da Tia Ciata, e atingiu um grande nível de sucesso no carnaval do Rio de Janeiro de 1917. 

O Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, produziu em 2016, nos 100 anos de aniversário de Pelo Telefone, uma grande reportagem sobre o surgimento do samba. Assista:



Com informações da Agência Brasil