Muitos hackers espalham vírus em sites e levam as pessoas a se enganarem sobre um possível problema no aparelho. É bem possível que você já tenha entrado em algum site e um pop-up apareceu na tela indicando que seu celular ou computador “foi infectado”, e até que a “bateria está danificada por vírus”.

Publicidade


A boa notícia é que muito provavelmente essa mensagem seja uma isca para te enganar e levar você a clicar em algum ícone falso, abrindo caminho para que, aí sim, o celular pegue um vírus.


O primeiro passo para evitar cair nessa cilada é não clicar em qualquer tipo de aviso que aparecer na tela do seu celular. Não clique em qualquer item com “clique aqui”, “remova imediatamente” ou um simples “ok”. O mais recomendável é tentar voltar para a página anterior, ou fechar a aba do navegador e iniciar sua pesquisa novamente.

O próprio Google dedica algumas explicações sobre o que é conhecido como “engenharia social”.  Clique aqui para ver mais detalhes e entender como essa engenharia funciona.

Vale lembrar de sempre rodar um aplicativo de antivírus que seja confiável e adicionar proteção extra contra essas invasões.