Todos champanhes e espumantes estão sob muita pressão na garrafa. Por isso, ao abri-los, deve-se fazê-lo corretamente e com muito cuidado. Veja abaixo algumas dicas para evitar acidentes e aprenda como abrir champanhe ou outros espumantes da maneira correta. 

Descubra também quais são as bebidas e comidas clássicas de diversos países nas festas de fim de ano.

Resfrie a garrafa

Publicidade

Comece resfriando a garrafa, mas apenas um pouco. Isso vai fazer com que o vinho fique mais refrescante e vai prevenir que ele congele. O método mais elegante de fazer isso é colocá-la em um balde de prata com água e gelo por cerca de 20 minutos. Ou leve-a ao congelador por, no máximo, 45 minutos ou à geladeira por 2 horas.

Deixa garrafa parada

Mesmo tendo resfriado a garrafa, ainda é possível que ela esteja com um pouco de pressão. Para evitar a formação de espuma e, consequentemente, o desperdício de champagne ou espumante, garanta que a ela esteja estável. Para isso, deixe-a parada, de pé, por alguns momentos após tirá-la do gelo.

Remova os lacres

Remova o papel alumínio da boca da garrafa e solte a peça de arame. Enquanto faz isso, seu dedo deve segurar a rolha para que ela não voe repentinamente.

Retire a rolha

Segure a garrafa em um ângulo seguro, apontando para longe de você, outras pessoas e qualquer objeto frágil que esteja por perto. Agarre a rolha com força e gire a garrafa. Solte levemente a rolha para liberar um pouco de pressão. Caso haja uma liberação de pressão repentina, não tente contê-la, apenas continue a segurar a rolha firmemente. Se a bebida começar a derramar, mergulhe um dedo no gargalo e a espuma vai se desfazer.

Sirva!

Tendo soltado a rolha por completo, sirva a bebida imediatamente. O ideal é usar taças do tipo flute, que são finas e compridas, próprias para se beber champanhe e espumante. Agora só basta aproveitar!


Com informações de Seleções