O Kia Sportage, comercializado no Brasil, recebeu zero estrela nos testes de segurança do Latin NCAP, Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe.

O SUV é fabricado na Coreia do Sul, conta com dois airbags frontais e não tem Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) padrão.

O SUV atingiu 48,15% na Proteção do Ocupante Adulto, 14,87% na Proteção do Ocupante Infantil, 57,64% na Proteção para Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% nos Sistemas de Assistência à Segurança.

Publicidade

Segundo o Latin NCAP, o Sportage foi avaliado quanto ao impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres.

“O modelo teve um bom desempenho em impacto frontal e impacto lateral para proteção do ocupante adulto, no entanto, a falta de um airbag lateral padrão para a cabeça limitou a pontuação do veículo. O teste de chicotada cervical (whiplash) mostrou boa proteção. 

A estrutura do habitáculo foi considerada estável e a área dos pés, instável. A Proteção do Ocupante Infantil foi pobre porque a Kia se recusou a recomendar os sistemas de retenção infantil (SRIs) para os testes. A Proteção para Pedestres variou de média a adequada, com proteção de marginal a boa na parte superior e inferior da perna e de boa a marginal na cabeça do pedestre”, disse a entidade.

Com o resultado, o Latin NCAP sugeriu que a Kia se oferecesse para avaliar versões mais bem equipadas para mostrar aos consumidores os benefícios de mais equipamentos de segurança, mas o fabricante recusou.

Assista ao vídeo abaixo:


Com informações de Motor Show