Por que temos dores de cabeça com o vinho?

Você já se fez essa pergunta na manhã seguinte? Muitas vezes não é preciso muito - um único copo, talvez até alguns goles - para sentir os efeitos.

O que exatamente está causando essa reação em tantas pessoas? Bem, eles não são sulfitos de vinho, como você deve ter ouvido antes. Este mito foi refutado. Muito mais provavelmente, um dos três ingredientes a seguir é o culpado.


Açúcar

Não é segredo que o vinho contém uma quantidade generosa de açúcar. Tinto, branco, espumante - todos são açucarados. O que você pode não saber é que açúcar e álcool formam uma dupla perigosa. Ambos desidratam o corpo. Juntos, eles muito provavelmente resultam em um organismo seco e deixam seu corpo sem escolha a não ser esgotar os suprimentos essenciais de água em outros lugares, incluindo a cabeça.


Se esta é a causa de sua dor de cabeça, evite vinhos muito doces, como vinhos de sobremesa, e opte por variedades secas.

Publicidade




Taninos

Os taninos, também conhecidos como taninos, ocorrem naturalmente nas uvas e podem ser uma excelente fonte de antioxidantes, mesmo na sua forma de vinho fermentado. No entanto, para uma pequena porcentagem de nós, os taninos do vinho (especialmente o vinho tinto) podem causar dores de cabeça.

Teste isso bebendo outras bebidas não alcoólicas com uma alta dose de tanino. Café forte ou chá preto são boas opções. Se isso também estiver causando dor de cabeça, você pode ter certeza de que os taninos estão causando isso.

Nesse caso, o vinho tinto é seu inimigo. Evite e use castas brancas para saborear um copo de vinho sem dores de cabeça.


Histamina

A terceira causa de suas dores de cabeça pode ser histaminas, substâncias químicas que nosso corpo libera em uma reação alérgica. Alimentos e bebidas envelhecidos podem causar essa reação física. Os vinhos tintos em particular podem, portanto, ser um grande problema.

Além de vários sintomas de alergia (coriza, secura nos olhos, etc.), algumas pessoas têm dor de cabeça como resultado dessa reação. Nesse caso, tomar anti-histamínicos pode ajudar a aliviar os sintomas.


Como evitar?

Independentemente de qual dessas causas seja a culpada, geralmente você pode evitar dores de cabeça diminuindo o ritmo do consumo de bebidas. Dessa forma, é menos provável que seu corpo seja sobrecarregado por altas doses de ingredientes.

A desidratação também é um problema muito comum com o consumo de álcool. Portanto, beba bastante água antes, durante e depois do vinho. Como regra geral, você deve beber um copo de água para cada copo de vinho (ou outra bebida alcoólica) que consumir.


Reportagem de Mélanie Moreira para Receitas e Bebidas

Pois bem, pela sua saúde!