Foto: Reprodução

Segundo ele, as condições estão favoráveis para 2022 aqui na nossa região

A reportagem do Patosonline.com conversou, na manhã desta terça-feira, dia 28, com o meteorologista Mário de Miranda Leitão, que falou sobre as atuais chuvas que estão caindo, sobretudo no Nordeste brasileiro, e adiantou as previsões meteorológicas para o ano de 2022.

Mário Leitão explicou como estão se formando as chuvas e pancadas que vem incidindo sobre o semiárido nordestino. Segundo ele, vários fatores são responsáveis por essas precipitações, mas um fator preponderante vem provocando maior incidência de chuvas na região Nordeste.

Publicidade

“Felizmente, nós estamos com condições favoráveis tanto no oceano Pacífico, onde temos o fenômeno La Niña, que é o evento que mais contribui para que as chuvas no semiárido nordestino sejam boas, e estamos com o oceano Atlântico também em condição favorável, tendo em vista que as águas estão um pouco mais aquecidas do que a média. 

Além disso, outra configuração meteorológica que está favorável é a posição do centro de alta pressão da Bolívia, que está se formando uma zona de convergência no Atlântico Sul que produz uma faixa de nuvem muito forte, e, consequentemente, está causando todas essas chuvas no Nordeste brasileiro e, muito forte, no estado da Bahia”, afirmou o especialista.

Além disso, Mário Leitão afirmou que, com essas condições, a previsão é que 2022 seja um ano bom de chuva, como indicam os índices e características meteorológicas.

Veja o vídeo abaixo com a explicação de Mário Leitão:



Matéria do Patoonline.com